CONJUVE

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sec_geral/Juventude/Cons/


Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE
O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 e tem as atribuições de formular e propor diretrizes da ação governamental voltada à promoção de políticas públicas para a juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e fazer o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. A primeira gestão do Conjuve, eleita para o biênio 2006/2007, foi presidida por um representante da sociedade civil. A segunda, que vai atuar no período de 2008/2009, tem na presidência um representante do governo, conforme regra de alternância prevista no regulamento do Conselho. Os membros da atual gestão foram eleitos, pela primeira vez, por uma assembléia da sociedade civil.

O Conselho é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil. Ao todo, são 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para juventude, a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados, o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude, e representantes das associações de Prefeitos. Essa composição atende ao objetivo de transformar a política de juventude em uma verdadeira política de Estado.

A parcela da sociedade civil, maioria no Conjuve, reflete a diversidade de atores sociais que podem contribuir para o sucesso da Política Nacional de Juventude. Há representantes dos movimentos juvenis, organizações não-governamentais, especialistas e personalidades com reconhecido trabalho voltado para a juventude. O Conselho contempla, ainda, as diversas formas de organização e participação da juventude brasileira. Do movimento estudantil à rede de jovens ambientalistas, dos trabalhadores rurais e urbanos aos negros, indígenas e quilombolas, das mulheres aos empreendedores, do hip-hop aos participantes de organizações religiosas.

O primeiro Conselho Nacional de Juventude da história republicana coloca o Brasil em sintonia com inúmeros países da América Latina e da Europa, que há anos vêm desenvolvendo experiências semelhantes com bastante êxito. O Conselho servirá, também, como um estímulo à criação de novos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude, além de fortalecer os já existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário