Ações


GERÊNCIA DA JUVENTUDE
31-3731-1621

>> Captação de recursos junto à iniciativa privada para programas de entidades Congonhenses através do Conselho Municipal em Defesa da Criança e Adolescente;

>> Mobilização junto ao Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Antidrogas, Conselho da Criança e Adolescente na proibição de vendas de bebida alcoólica a menores de 18 anos;

>> Programa de atendimento aos menores em cumprimento de Medidas Socioeducativas.

PROGRAMA PROJOVEM

É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, objetivando sua preparação para o primeiro emprego.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

PROJETO GAROTO CIDADÃO

O projeto acolhe crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. 

O Projeto objetiva a transformação através do teatro, da dança, da música e artes visuais, tendo em suas bases a valorização e desenvolvimento psicossocial, inclusão social, desenvolvimento educacional e emocional

De duas a três vezes por semana, as crianças e adolescentes participam de oficinas e atividades, sempre no contra-turno escolar. 

PROJETO ARTE NA ESCOLA

Este projeto está voltado para crianças e adolescentes da rede municipal. Hoje, todas as escolas municipais oferecem aulas de música, desenho, teatro e dança. Possui Orquestra Municipal, Fanfarra e Coral. Em média ocorrem 458 Oficinas e 2482 atendimentos/mês.

POLÍTICA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Lei N.º 2.789 de 23 de abril de 2008 - cria o Conselho Municipal da Juventude de Congonhas – CMJ.

Lei N.º 2.890 de 03 de novembro de 2009 - Institui a Semana da Cidadania e o Dia Municipal da Juventude em Congonhas.

Lei Nº 3.193 de 12 de junho de 2012 -  Institui a Política Municipal da Juventude, criando assim o PESC - Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania, em consonância com a legislação federal e estadual vigente o qual permite que outros programas direcionados à adolescência e juventude sejam criados e denominados por decreto.

GRÊMIOS ESTUDANTIS

Criação, formação e fortalecimento do grêmio estudantil. Desde o início, em 2009, cerca de 120 adolescentes já passaram pelo projeto. A maioria continua se destacando nos bancos escolares e muitos garantem que pretendem brilhar na vida pública. Eles são escolhidos pelos próprios colegas, por meio das chapas formadas para os grêmios escolares. 


_________________________

EDUCAÇÃO
31-3732-1959

PEA -  PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 O Programa trabalha para fortalecer os projetos relacionados à Educação Ambiental na escola. Estabelece princípios gerais, diretrizes pedagógicas, orientações e as linhas de ação institucionais. Tem como objetivo orientar a práxis educativa ambiental das escolas com vistas à sustentabilidade em diferentes dimensões.

PESC – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE E CIDADANIA
O programa tem por finalidade promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens por meio de ações de caráter educativo e participativo. As ações são focalizadas nas questões relacionadas à afetividade e sexualidade, juventude e cidadania, mundo do trabalho e perspectiva de vida.


PROEJA, EJA, SUPLETIVO E TELESSALAS.
Programas implantados para erradicar a taxa de analfabetismo no município e ofertar modalidade diferenciada de ensino para aqueles jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular. Os alunos têm oportunidades de concluírem o Ensino Fundamental e ter qualificação profissional.

PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA
O Programa de Formação Esportiva Escolar tem como objetivos incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, e desenvolve-se através da  parceria com os Estados e Municípios.
O  Programa de Formação Esportiva Escolar é composto de duas ações:
1) Jogos Escolares: competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo;
2) Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.




CURSOS SUPERIORES – IFMG E UFSJ
A partir de 2005, estudantes de Congonhas passaram a contar com diversos cursos de formação e capacitação profissional de nível médio e superior com chegada do IFMG e da UFSJ. 

PAVE
A prefeitura criou um programa que beneficia estudantes de Congonhas que desejam fazer cursos de nível técnico e superior que não são oferecidos na cidade. É o PAVE (Programa de Auxílio Viagem ao Estudante), que já beneficiou 3.555 estudantes desde sua implantação, em 2006.


_________________________

ESPORTE
31-3731-4374


ATIVIDADES DO PROGRAMA "CONGONHAS MAIS SAUDÁVEL"

A Secretaria de Esporte e Lazer oferece escolinhas de futsal, handebol, voleibol, basquetebol e ginástica em núcleos estrategicamente localizados em várias regiões da cidade, com treinamentos sistematizados, planejados e aplicados por profissionais de educação física efetivos do município e especialistas na área. O público alvo são crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade, para as Escolinhas de Esporte (masculino e feminino), e mulheres com idade acima de 16 anos, para a Ginástica.

Escola da bola
      Às crianças de 6 a 9 anos de idade é oferecida uma atividade diferenciada, visando o pleno desenvolvimento psicomotor e cognitivo do aluno, bem como da socialização e troca de experiências com outras crianças. O “Escola da Bola” tem como principal objetivo, por meio de um variado trabalho psicomotor e cognitivo, passando por diferentes atividades lúdicas-esportivas, jogos e brincadeiras, contribuir para o desenvolvimento da criança, despertando ainda o interesse deste para a área que melhor esteja adaptado e que tenha mais prazer em praticar. E ainda evitar o treinamento e iniciação em competições de forma precoce, para que a criança possa ter uma vida de prática de atividades físicas ou esportivas de forma saudável.

Ginástica
      A ginástica é uma das atividades mais democráticas desenvolvidas pela SEL, visto que, por meio de parcerias com as associações ou mesmo com a participação plena do poder público, a facilidade em encontrar e concentrar alunos nos mais variados espaços é o fator responsável pelo sucesso dessa atividade na cidade, que possui núcleos em vários bairros e distritos municipais. A ginástica tem como público alvo adolescentes, jovens e adultos e melhor idade da cidade, de ambos os sexos, mas é praticado em grande parte por mulheres de idade adulta e da melhor idade. As aulas são ministradas por profissionais do quadro efetivo da Prefeitura de Congonhas / Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com graduação superior em Educação Física e cursos específicos na área. Dentro dos objetivos do Programa há também a promoção de atividades lúdicas para o fortalecimento e a integração entre os núcleos.

Atletismo
      O atletismo, também conhecido como “desporto base”, é um dos focos da Secretaria de Esporte e Lazer de Congonhas enquanto esporte de formação de base do atleta e sócio-educativo na formação do cidadão. Em 2013/2014, tivemos a segunda edição da Corrida Rústica do Dia do Trabalhador e Passeio Ciclístico, que através de lei aprovada pela Câmara Municipal, integra o calendário de comemorações e atividades da cidade. O apoia aos atletas que participam dos Jogos de Minas, Jogos Escolares de Minas Gerais, bem como a organização de eventos da modalidade na cidade.

Esporte de rendimento
     O esporte em Congonhas já possui uma rica história dentro do cenário esportivo do Estado de Minas Gerais e, como forma de dar continuidade a essa história, otimizá-la e aperfeiçoá-la, o município conta com profissionais especializados nas diversas áreas que conduzem treinamentos para equipes adultas e de base, visando a participação em torneios de rendimento em suas respectivas federações.

Competições e eventos
      A cidade de Congonhas vem participando, nos últimos anos e sem interrupção, de todas as competições esportivas organizadas ou apoiadas pelo Governo do Estado, seja para equipes adultas (Jogos de Minas) ou mesmo equipes escolares (Jogos Escolares de Minas Gerais) e ainda das competições das federações mineiras, de acordo com o nível de cada equipe e/ou modalidade. A cidade também organiza seus eventos esportivos, como o Torneio de Férias de Futsal masculino (36ª edição em 2014), a recém criada edição feminina do evento também é sucesso desde 2010, a Copa Verão de Futsal masculino sub 16 e sub 18 (que também conta com a versão feminina sub18 a partir de 2013), além de outros eventos da modalidade futsal, bem como eventos de voleibol, handebol e outros já inclusos ao calendário, como o atletismo, ginástica e basquetebol.
Além da prática esportiva, a SEL promove também as comemorações do Dia do Trabalhador e Dia das Crianças, sempre em parceria com outras Secretarias o que engrandece os eventos.

Parcerias e convênios
      Como parte integrante da política pública de esporte e lazer da Prefeitura de Congonhas, a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio do Programa “Congonhas Mais Saudável”, garante às variadas formas de expressão esportiva do município o devido apoio, seja financeiro ou logístico, além das parcerias que contribuem para a plena realização de eventos nas associações de bairro e entidades esportivas organizadas.
Através do contato com times profissionais a SEL favorece o turismo e desenvolvimento do comércio local, com a estadia e treino desses times em nossa cidade.


NÚCLEOS DE ESCOLINHAS DE ESPORTE – SEL

      Os interessados devem se dirigir ao Ginásio Poliesportivo Municipal no bairro Praia e fazer a sua inscrição no local. Não é necessária a apresentação de documentos uma vez que os pais ou responsáveis responsabilizam-se no ato da inscrição pelas informações prestadas na ficha do aluno. A inscrição é gratuita assim como a participação das atividades.
As aulas tem duração de 50min e acontecem duas vezes por semana. Os alunos recebem uma camisa de uniforme para ser utilizada nas atividades.
O atendimento abrange a Iniciação Esportiva (06 a 10 anos) e Escolinhas Específicas (10 a 17 anos) Adulto (acima de 18 anos) nas modalidades Handebol, Futsal, Voleibol e Basquete, sendo que, todas nas categorias: masculino e feminino.
Os interessados devem procurar o Ginásio Poliesportivo Municipal das 09:00 às 18:00 para efetuarem sua inscrição. Outras informações pelo contato: 3731-4374.

Núcleo SEL (Ginásio Poliesportivo Municipal)
Professores: Márcio Silva / Diaulas Pertence / Luciana Nogueira / Paulo Augusto – Seg. a Sex. – 8h às 22h
Turmas: Handebol Masculino – iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 12 a adulto / Handebol Feminino – iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 14 a adulto / Voleibol Masculino – iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 9 a adulto / Voleibol Feminino - iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 9 a adulto / Futsal Masculino - iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 6 a adulto / Futsal Feminino - iniciação, aperfeiçoamento e especialização de 6 a adulto / Atividade para pessoas com deficiência – iniciação de 12 a 17 anos

Núcleo Rosário (Quadra do Rosário)
Professor: Bruno Ribeiro / Seg. e Qua. – 13h30 às 16h30
Turmas: Futsal Masculino - iniciação de 9 a 14 anos

Núcleo Jardim Profeta (Quadra da Escola Dom João Muniz)
Professor: Bruno Ribeiro / Seg. e Qua – 17h às 20h / Ter. e Qui – 17h às 20h
Turmas: Futsal Masculino – iniciação e aperfeiçoamento de 6 a 17 anos / Basquetebol Misto – iniciação a partir de 11 anos

Núcleo Dom Oscar (Quadra do Dom Oscar) – a quadra encontra-se em reforma e os núcleos não estão funcionando
Professor: Márcio Silva / Ter. e Qui. – 14h às 18:30h
Professora: Luciana Nogueira / Seg. e Qua. – 15h às 18h
Turmas: Voleibol Feminino – iniciação de 9 a 14 anos / Futsal Masculino – aperfeiçoamento de 10 a 15 anos

Núcleo da Vila São Vicente (Quadra da Vila)
Professor: Paulo Augusto / Ter. e Qui. – 8h às 9h e 15h às 17h
Turmas: Futsal Masculino – iniciação e aperfeiçoamento de 7 a 15 anos
Renan / Ter e Qui – 8h30 ás 9h30
Luciana / Terça e Qui – 14h50 às 16h50 – Futsal M – 10 a 13anos e 14 a 17 anos

Núcleo Matriz (Quadra do Weinschenk)
Professor: Paulo Augusto / Seg. e Qua. – 17:30h às 19h
Turmas: Futsal Feminino – iniciação de 7 a 11 anos

Núcleo Cruzeiro* (Quadra do Alto do Cruzeiro)
Professora: Luciana Nogueira / Seg. e Qua. – 17h50 às 18h50
Turmas: Futsal Masculino – iniciação e aperfeiçoamento de 7 a 15 anos

Núcleo Vila Andreza (Quadra da EE. Barão de Paraopeba))
Professor: Diaulas / Seg e Qua
Turmas: Iniciação Feminino - Sub13 - 17h às 18h
Futsal Masculino - Sub12 – 18h às 19h
                            Sub16 – 19h às 20h

Núcleo Vila Rica (Quadra do Alto do Cruzeiro)
Professor: Paulo / Qua e Sex – 16h às 17h
Turmas: Atletismo – iniciação e aperfeiçoamento de 7 a 15 anos

Núcleo Vila Rica
Professor: Paulo e Auxiliar Réginaldo / Qua e Sex – 8h às 10h e 14h às 16H40
Turma: Futebol Masculino - iniciação e aperfeiçoamento de 9 a 16 anos

Núcleo Pires
Professor: Paulo e Auxiliar Réginaldo / Ter e Qui – 8h às 10h e 14h40 às 16H40
Turma: Futebol Masculino - iniciação e aperfeiçoamento de 9 a 16 anos
   

NÚCLEOS DE GINÁSTICA
Atendimento a partir dos 16 anos

Núcleo Vila Nereu (Associação de Moradores)
Treinadora: Michele Saraiva / Seg. e Qua. – 17h30 às 18h20
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Cardoso (EM. Cardoso Osório – Basílica)
Treinadora: Michele Saraiva / Seg. e Qua. – 17h30 às 18h20
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Ipiranga (Escola Municipal José A. da Silva)
Treinadora: Michele Saraiva / Seg. e Qua. – 16h30 às 17h20
Turma: Ginástica Feminina

Núcleo Lobo Leite (Quadra Poliesportiva)
Treinadora: Michele Saraiva / Ter. e Qui. – 16h00 às 16h50
Turma: Ginástica Feminina

Núcleo Maranhão (Associação de Moradores)
Treinadora: Michele Saraiva / Ter. e Qui. – 18h30 às 19h20
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Pequeri (Associação de Moradores)
Treinadora: Michele Saraiva / Ter. e Qui. – 17h30 às 18h20
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Matriz (Escola Municipal Engº Oscar Weinschenck)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Ter. e Qui. – 17h40 às 18h30
Turma: Ginástica Feminina

Núcleo Campinho (EM. Maria de Oliveira Castanheira)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Ter. e Qui. – 16h30 às 17h20
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Pires (EM. Odorico M. da Silva)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Ter. e Qui. – 19h00 às 19h50
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo Profeta (Escola Municipal João O. Ferraz)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Seg. e Qua. – 16h30 às 17h20
Turma: Ginástica Feminina

Núcleo Boa Vista (EM. José M. de Castro)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Seg. e Qua. – 17h40 às 17:30
Turma: Ginástica Feminina

Núcleo Santa Quitéria (Escola Municipal Santa Quitéria)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Seg. e Qua. – 19h00 às 19h50
Turmas: Ginástica Feminina

Núcleo CAPS AD (CAPS)
Treinadoras: Fernanda Lourenço / Michele Saraiva / Qui. – 14h15 às 15h
Turmas: Ginástica Mista

Núcleo VILA ANDREZA (parceria - Escola Estadual Barão de Paraopeba)
Treinadora: Fernanda Lourenço / Ter. e Qui. – 20h às 21h
Turmas: Ginástica Feminina


NÚCLEOS DE PARCERIAS E CONVÊNIOS DA SEL


Clube ASTRA (Futebol de Campo)
·         Campo do ASTRA / Ter. e Qui. – 8h às 11h e 14h às 17h

FOX Congonhas (Futebol de Campo)
·         Campo do Clube Esportivo / Seg. Qua. e Sex. – 7h30 às 10h e 14h às 17h

Bangu Esporte Clube (Futebol de Campo)
·         Campo do Joaquim Murtinho / Ter. e Qui. – 7h30 às 9h e 14h às 17h

Projeto Reciclando Vidas (Futebol de Campo)
·         Campo do Alto Maranhão / Seg. – 8h às 11h e 13h às 16h / Sab. – 8h às 12h

Escolinha JS Futsal (Futsal e Capoeira) inativo devido a reforma da quadra
·         Quadra do Dom Oscar / Seg. e Qua – 8h às 10 e 13h às 15h / Sáb 16h às 18h

     O município dispõe hoje de 06 academias ao ar livre instaladas nas praças dos bairros Boa Vista, Praia, Alvorada, Parque da Cachoeira, Lagoa do Murtinho e Praça da Rodoviária. Informamos ainda que, a SEL adquiriu mais vinte e duas academias que serão distribuídas por outros bairros da cidade tão logo os locais indicados estejam preparados para a instalação dos equipamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário