Boca e mente abertas são a solução


01/11/2010 20:39

O câncer bucal atinge milhares de brasileiros, principalmente os que têm idade superior a 50 anos. Para prevenir a doença, será realizada, de 8 a 12 de novembro, a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal. Durante esse período, serão realizados atendimentos individuais de orientação, exames preventivos e seleções para acompanhamentos de casos graves que necessitem de biopsias. Os interessados podem se direcionar aos Programas de Saúde da Família (PSFs) de segunda a quinta-feira, de 7h às 16h, e na sexta-feira, de 7h às 12h. Os atendimentos também acontecem na Policlínica de 7h às 20h.

coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Nisieli Caixeta, explica que “o principal objetivo (da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal) é conscientizar as pessoas da gravidade do problema. É fundamental fazer o diagnóstico precoce da doença, para isso, é importante que as pessoas saibam fazer o autoexame em frente a um espelho, em ambiente bem iluminado, para identificar lesões precursoras do câncer de boca. É importante lembrar que as pessoas que fazem o uso de próteses devem removê-las antes de começar”, orienta.


Ao realizar o autoexame, a pessoa deve procurar sintomas como mudanças na cor da pele e mucosa, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos.

O câncer bucal são tumores malignos que acometem a cavidade bucal e a orofaringe, que é uma parte da garganta. Ele se desenvolve a partir de lesões pré-malignas nos lábios, língua, palato (céu da boca), gengiva, amígdalas e glândulas salivares.  Os principais fatores de risco para desenvolver o câncer da boca são o fumo e o álcool. A irritação mecânica crônica, causada pelo mau ajustamento da prótese, a alimentação pobre em vitaminas e minerais – principalmente de vitamina C – higiene bucal deficiente e exposição excessiva ao sol, que pode causar também câncer de lábio, criam condições para o surgimento do câncer bucal.

A Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal acontece desde 2003. No passado, a Semana reuniu 580 pessoas. Ao todo 80 biopsias foram realizadas, sem custo para os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário