Juventude do Brasil unida na Conferência Nacional

Nos dias 09 a 12 de dezembro ocorre a 2ª Conferência Nacional de Juventude em Brasilia, onde jovens de todo o Brasil representam diferentes segmentos e eleitos pelas etapas estaduais e territoriais, buscam a construção de novas
políticas públicas de juventude (PPJ) para o país. Nesta edição o lema da conferência é "Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!", e com esse norteamento é que os jovens podem refletir e contribuir para a construção de PPJs justas.

A juventude brasileira tem a oportunidade de expor suas necessidades e expectativas de melhoria de vida, trabalho, educação e diversos temas. Eles podem também eleger propostas para serem implementadas em todo o Brasil. Dentre os anseios dos jovens esta a aprovação do Estatuto da Juventude pelo Senado, garantir 10% do PIB como investimento minimo para a Educação do Brasil, valorizar os profissionais da Educação em cumprimento da Lei nº11.738 do Piso Salarial, aprovação imediata da PEC nº 150/2003 que destina recursos à cultura nas três esferas de governo, instituir uma reforma politica que garanta a participação da juventude nos espaços eletivos de poder contemplando de forma igualitária as questões etária e de gênero, entre outras demandas.

Os jovens foram divididos em 5 Eixos tematicos: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e à vida segura; Direito à participação e fortalecimento institucional. E por conseguinte, foram distribuídos em 21 Grupos de Trabalho para melhor explanação dos temas e levantamentos de propostas.

A cidade de Congonhas contou com dois representantes, Jalmir Ribeiro, delegado nato pelo Conselho Municipal da Juventude, e Renan Barbosa, delegado eleito na Conferencia Estadual ocorrida em Araxá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário