Curto Circuito da Juventude


O Ministério da Cultura e a Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, realizam dias 11, 12 e 13 de abril, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, o Curto Circuito da Juventude. O evento, que reunirá 70 jovens de todas as regiões do país, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a juventude brasileira, a partir de suas práticas culturais e artísticas e das suas prioridades, para a construção de um Programa Nacional de Cultura e Juventude.

O Curto Circuito da Juventude que será aberto oficialmente, no dia 11, às 17hs, pelos ministros da Cultura, Marta Suplicy, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, terá a participação de todo o Sistema MinC, incluindo as Secretarias,  e Vinculadas (Fundação Nacional das Artes, Fundação Cultural Palmares e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Diretoria do Livro e Leitura- DLLL).



No encontro, os jovens participarão de dinâmicas de grupos, trocando experiências e colaborando com questões que abordam a formação cultural da juventude, o fomento à produção artística do jovem e o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais.

Durante a III Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, foi realizada uma oficina para discutir políticas públicas de cultura para a juventude. Um dos desdobramentos da oficina foi a realização de um encontro com a juventude ainda no primeiro bimestre de 2014, e que foi anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra na ocasião.

Durante o Curto Circuito da Juventude, que terá apresentação do rapper brasiliense GOG (DF) no dia da abertura, os participantes conhecerão ainda alguns projetos culturais realizados junto às comunidades que contam com a participação de jovens, como o Grupo Perólas Negras, formado por meninas que moram no Vidigal (RJ). Eles visitarão também, no sábado, dia 12, o Projeto Sarau Cultural em São Sebastião (DF), cidade situada no Entorno de Brasília.

"O Curto Circuito da Juventude é a concretização da proposta que começou a ser discutida na III CNC", afirma o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula. Segundo ele, o encontro contará com a participação de jovens da periferia e de vários segmentos culturais como o hip hop, audiovisual, agentes de leitura, passinho, funk, quadrilha junina, jovens indígenas e do Coletivo Fora do Eixo, além de integrantes de movimentos sociais como o MST e UNE.

Como resultado, o Ministério da Cultura e a Secretaria-Geral da Presidência da República pretendem assimilar as sugestões dos jovens nas políticas desenvolvidas nas duas pastas.

Texto: Heli Espíndola, Ascom /SPC/ MinC
Publicação: Ascom / MinC


___

Fonte: <http://bit.ly/1sFZNR0>

Nenhum comentário:

Postar um comentário