Durante os dias 08, 09 e 10 de novembro ocorreu a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Minas Gerais, realizada em Araxá, no Alto Paranaíba. O Conselho Municipal da Juventude de Congonhas esteve representado por 3 de seus membros, eleitos através da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, ocorrida em agosto.
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Jalmir Ribeiro, Rafaela Rossi e Madson Vladmir |
No encerramento do evento, neste domingo, foi realizada a votação das 27 propostas elaboradas nas discussões de sábado. Os conferencistas puderam escolher também as prioridades entre os nove eixos: cultura e conexão; diálogo com o governo; direito de se associar e mobilização social; educação; formação profissional, empreendedorismo e emprego; respeito às diferenças; segurança; sexualidade; vida saudável e políticas sobre drogas.
Logo abaixo pode-se visualizar duas tabelas. A primeira delas reúne as propostas que foram escolhidas ou então elaboradas durante os grupos de trabalho que se reuniram no sábado, dia 9 de novembro. São três gerais e uma para grupos específicos. Já a outra é o resultado da votação que ocorreu neste domingo, dia 10 de novembro, e mostra quais dessas propostas os participante definiram como mais importante, além dos eixos que eles consideram prioritários.
RESULTADOS DA VOTAÇÃO DOS EIXOS PRIORITÁRIOS E PROPOSTAS | ||
3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Minas Gerais | ||
EIXOS PRIORITÁRIOS | ||
Eixo | Votos | |
1º |
Educação
|
205 |
2º |
Vida
Saudável e Políticas sobre Drogas
|
176 |
3º |
Diálogo com
o Governo
|
121 |
4º |
Formação
profissional, empreendedorismo e emprego
|
111 |
5º |
Segurança
|
71 |
6º |
Respeito às
diferenças
|
56 |
7º |
Cultura e
Conexão
|
44 |
8º |
Direito de
se associar
|
16 |
9º |
Sexualidade
|
15 |
RESULTADO FINAL | Votos | |
1 | Qualificar e valorizar o profissional de ensino. Garantir o cumprimento da lei federal 11738/08 do PSPN, a melhoria dos salários e do plano de carreira, das condições de trabalho e a oferta de cursos de capacitação e mestrados profissionalizantes. | 201 |
2 | Criar centros de tratamento e apoio para dependentes químicos e familiares, incluindo estratégias de reinserção, a partir de um diagnóstico quantitativo e qualitativo do uso e abuso de drogas e dos vazios assistenciais do Estado. | 202 |
3 | Fortalecer, ampliar e garantir a criação de fundos específicos para a juventude destinados aos órgãos de juventude, voltados para garantia de recursos humanos, infraestrutura física e implementação de programas, condicionado à aprovação e direcionamento pelos conselhos de juventude, garantindo, no mínimo, 40% para os municípios e 30% para os Estados. | 212 |
4 | Alinhar o conhecimento empreendedor ao ensino regular e superior, incentivar a criação de espaços que fomentem o empreendedorismo jovem, como a “semana do empreendedorismo”, a empresa jovem, as associações e coletivos, estimulando práticas de economia solidária nas universidades, CRJ e escolas estaduais. | 161 |
5 | Capacitação integrada dos profissionais de segurança pública otimizando o funcionamento do sistema e a humanização da relação juventude e polícia. | 179 |
6 | Criar marcos regulatórios e campanhas maciças de convivência com as diferenças. | 129 |
7 | Criar, reformar e ampliar, para além dos Centros de Referência da Juventude, equipamentos culturais de acordo com as características de cada município, tendo como premissa calendários culturais e mapeamento de artistas locais. | 191 |
8 | Criação de Centros de Referência de Juventude ou espaços análogos, onde se desenvolva e se apoie o associativismo jovem voltado para as Políticas Públicas de Juventude, além de ser sede para Conselhos Municipais. | 163 |
9 | Mobilizar as escolas municipais, estaduais, urbanas e rurais a promoverem debates e encontros sobre sexualidade envolvendo pais, professores e alunos (em momentos juntos e separados) com profissionais qualificados da área de sexualidade com o objetivo de informar e trabalhar a prevenção, para que estes debates culminem em aulas de educação sexual. | 194 |
10 | Aumentar o número de vagas nas universidades públicas estaduais, implantar nos municípios que ainda não foram contemplados, bem como aumentar a oferta de cursos de acordo com a demanda da região. Evitar a privatização das Universidades, assegurando a estadualização, a criação da Lei de Cotas a nível estadual, tornando-as competitivas em âmbito nacional, além de adesão ao SISU. | 45 |
11 | Criar estruturas de esportes nos Centros Regionais de Referência da Juventude, com o intuito de incentivar, organizar e monitorar com profissionais especializados a prática de esportes nas mais diversas modalidades, incluindo o paradesporto, de acordo com a vocação esportiva da região. | 52 |
12 | Fortalecimento dos conselhos de juventude, municipal e estadual, por meio da ampliação da participação da sociedade civil representada por diversos segmentos da juventude local, utilizando o método de eleição do Conselho Nacional, sem prejuízo da proposta de representação regionalizada do Conselho Estadual, prevista no atual PL 3077\12. | 27 |
13 | Criar uma central de atendimento ao jovem trabalhador, utilizar o SINE, CRJ e o OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE como ferramentas para o encaminhamento dos jovens para as políticas de geração de trabalho e renda; e através também de pesquisas de mercado para o encaminhamento de vagas, assim consolidando toda legislação e programas pertinentes ao público-alvo. | 57 |
14 | Ampliar o Programa Controle de Homicídios - Fica Vivo! a partir de legislação específica de âmbito estadual priorizando os municípios com baixo Índice de Vulnerabilidade Juvenil. | 74 |
15 | Inserir nas disciplinas que compõem a grade curricular conteúdo sobre diversidade, incentivando a capacitação dos trabalhadores da área da educação para saberem lidar com o tema. | 82 |
16 | Realizar o Festival Anual de Cultura, financiado pelo poder público e com o apoio da iniciativa privada, com duração de uma semana, em todas as regionais do Estado, a fim de resgatar e valorizar a cultura local, formar artistas e público, além de fomentar os debates sobre a cultura, com foco nas demandas da juventude, priorizando as questões da diversidade cultural. | 62 |
17 | Fomentar o associativismo juvenil, por meio da ampliação de programas como o “Cultura Viva”, percebendo a importância dos centros culturais e demais ações do programa para a juventude, por meio de editais simplificados, tanto no campo como na cidade. | 72 |
18 | Ampliar o número de serviços que são portas de entrada para o acolhimento das vítimas de violência sexual, de modo que cada município possua pelo menos um serviço habilitado. | 66 |
19 | Melhorar a infraestrutura física das escolas, com reformas, incluindo a mudança de quadro negro para quadro branco, criação e modernização de bibliotecas, laboratórios de ciências (química, física e biologia) e espaços de prática esportiva e cultural, informatizando-os. | 22 |
20 | Apoiar, por meio de edital, iniciativas dos municípios e entidades, que garantam a realização de campanhas de conscientização sobre o risco das drogas, inclusive por meio de palestras, grupos de debate e demais atividades com a participação de dependentes químicos em recuperação, jovens e agentes do Estado, visando ampliar as ações de prevenção. | 13 |
21 | Criar um projeto de juventude ativa com representantes escolhidos democraticamente nos diversos espaços onde a juventude está inserida, visando dar aos jovens a oportunidade de participação política como forma de incentivo e interesse em políticas públicas, tendo como referência as Escolas do Legislativo e o Parlamento Jovem. | 17 |
22 | Definir a demanda de cursos profissionalizantes de acordo com a realidade em municípios com menos de 35 mil habitantes, promover a instalação de cursos profissionalizantes para melhor aproveitamento por parte dos beneficiados, com critérios definidos pelo Conselho Municipal Juventude. | 40 |
23 | Implantar as medidas socioeducativas (meio aberto e fechado) nos municípios onde não existe com execução de qualidade, priorizando os municípios com baixo Índice de Vulnerabilidade Juvenil. | 9 |
24 | Criação de secretarias municipais da juventude ou congêneres, para efetivar a implantação de ações que respeitem as diferenças. | 54 |
25 | Realizar fóruns regionais anuais com foco em formação para captação de recursos voltados para projetos desenvolvidos para/pelos jovens. | 16 |
26 | Apoiar a criação de associações legalmente constituídas, tais como agremiações estudantis e Conselhos de Juventude, através de publicidade e fornecimento de material necessário, além do apoio técnico e jurídico para a realização destes. | 30 |
27 | Ampliar os investimentos municipais destinados à produção e distribuição de materiais de informação e preservativos direcionados às ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. | 3 |
EIXO | PROPOSTAS ESPECÍFICAS |
Cultura e Conexão | Viabilizar a inclusão digital no meio rural, visando à valorização e a difusão da cultura local. |
Diálogo com o Governo | Garantir a representação do jovem da zona rural, povos e comunidades tradicionais nos conselhos municipais de juventude por meio da destinação obrigatória de assentos nestes conselhos, de acordo com a realidade dos municípios, garantido financeiramente sua participação efetiva por parte do governo municipal. |
Direito de se Associar | Apoiar a criação de comissão participativa para mobilizar os jovens negros, quilombolas, rurais, entre outros, valendo-se de projetos já implementados, como o “Escola Família Agrícola”, ampliando-os e fomentando novos, objetivando associá-los e abrir a participação destes jovens à construção de políticas públicas. |
Educação | Criar programas e projetos específicos no âmbito da SEE-MG para o biênio 2014-15 que atenda a juventude do campo, quilombolas, comunidade negra e pessoas com necessidades especiais, principalmente surdos e cegos, visando à garantia da permanência da juventude na escola básica e profissional com políticas de assistência estudantil, além da criação de telecentros, laboratórios de informática, cursos de libras aos professores nessas escolas, com profissionais devidamente capacitados e com recursos previstos. |
Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego | Criar programas específicos para atender as demandas de geração de emprego e renda da juventude rural negra quilombola, criar mecanismos para inserção e capacitação ao mercado de trabalho e a fixação dos jovens em sua comunidade, seja rural ou urbana. |
Respeito às Diferenças | Garantir a igualdade de direitos, a inclusão e a valorização cultural da juventude rural e comunidades tradicionais bem como os jovens em áreas de ocupação. |
Segurança | Criar política de combate ao extermínio da juventude negra. |
Sexualidade | Criar palestras em todos os espaços coletivos urbanos, rurais e quilombolas e povos e comunidade tradicionais acerca de temáticas da sexualidade tais como: sexo, orientação sexual, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, aborto, gênero, preconceito, violência e prevenção das DSTS/HIV/AIDS e hepatite virais, com o intuito de informar a população. |
Vida Saudável e Política sobre Drogas | Criar, em parceria com municípios e entidades, programas de enfrentamento ao uso e abuso de álcool e outras drogas nas comunidades rurais, quilombolas e indígenas. |
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