Curto Circuito da Juventude


O Ministério da Cultura e a Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, realizam dias 11, 12 e 13 de abril, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, o Curto Circuito da Juventude. O evento, que reunirá 70 jovens de todas as regiões do país, tem como objetivo estabelecer um diálogo com a juventude brasileira, a partir de suas práticas culturais e artísticas e das suas prioridades, para a construção de um Programa Nacional de Cultura e Juventude.

O Curto Circuito da Juventude que será aberto oficialmente, no dia 11, às 17hs, pelos ministros da Cultura, Marta Suplicy, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, terá a participação de todo o Sistema MinC, incluindo as Secretarias,  e Vinculadas (Fundação Nacional das Artes, Fundação Cultural Palmares e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Diretoria do Livro e Leitura- DLLL).



No encontro, os jovens participarão de dinâmicas de grupos, trocando experiências e colaborando com questões que abordam a formação cultural da juventude, o fomento à produção artística do jovem e o protagonismo e a participação da juventude nas políticas culturais.

Durante a III Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, foi realizada uma oficina para discutir políticas públicas de cultura para a juventude. Um dos desdobramentos da oficina foi a realização de um encontro com a juventude ainda no primeiro bimestre de 2014, e que foi anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra na ocasião.

Durante o Curto Circuito da Juventude, que terá apresentação do rapper brasiliense GOG (DF) no dia da abertura, os participantes conhecerão ainda alguns projetos culturais realizados junto às comunidades que contam com a participação de jovens, como o Grupo Perólas Negras, formado por meninas que moram no Vidigal (RJ). Eles visitarão também, no sábado, dia 12, o Projeto Sarau Cultural em São Sebastião (DF), cidade situada no Entorno de Brasília.

"O Curto Circuito da Juventude é a concretização da proposta que começou a ser discutida na III CNC", afirma o secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula. Segundo ele, o encontro contará com a participação de jovens da periferia e de vários segmentos culturais como o hip hop, audiovisual, agentes de leitura, passinho, funk, quadrilha junina, jovens indígenas e do Coletivo Fora do Eixo, além de integrantes de movimentos sociais como o MST e UNE.

Como resultado, o Ministério da Cultura e a Secretaria-Geral da Presidência da República pretendem assimilar as sugestões dos jovens nas políticas desenvolvidas nas duas pastas.

Texto: Heli Espíndola, Ascom /SPC/ MinC
Publicação: Ascom / MinC


___

Fonte: <http://bit.ly/1sFZNR0>

Fórum de Gestores de Juventude – Parte 2


Fórum de Gestores de Juventude – Parte 2. O que rolou?

No dia 2 de abril, conhecido também como quarta-feira passada, rolou a segunda etapa do 3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude. Seguindo a programação, o Gabriel Azevedo (subsecretário da juventude de Minas Gerais) fez uma visita guiada com os gestores públicos que queriam ver de perto como andam as obras do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. Mais ou menos 90 pessoas foram divididas em três grupos e tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, que deve ser inaugurado em junho deste ano.

Além da visita, quem ficou para o segundo dia de atividade do Fórum também aproveitou para tirar dúvidas sobre as ações de juventude que o Governo de Minas coloca em prática nas cidades do interior do estado, além de assinar o Manifesto dos Municípios pela interiorização do Centro de Referência da Juventude. Por meio desse documento, os gestores puderam deixar clara a intenção deles de construir uma rede de CRJ’s em Minas Gerais até o ano de 2030, instituindo essa meta como Plano de Estado.

Confira um pouco do que aconteceu por lá.

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

3º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude - Visita ao Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

___

Fórum de Gestores de Juventude – Parte 1


Fórum de Gestores de Juventude – Parte 1. O que rolou?

Terça-feira passada (1º de abril) foi dia de realizar a primeira etapa da 3ª edição do Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude. O evento, que é organizado pela Secretaria de Estado de Governo, por meio da Subsecretaria da Juventude, dessa vez rolou na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O Fórum contou com a presença de cerca de 250 gestores que trabalham com o jovem em todo o estado, além dos próprios jovens, que foram falar sobre as políticas públicas que são colocadas em prática com foco neles mesmos, sobre o Estatuto da Juventude, o SINAJUVE, o Centro de Referência da Juventude de BH e várias outras coisas.

Foram dois dias de atividade, mas agora vamos te contar o que aconteceu no primeiro dia. No próximo post a gente te fala o que teve no segundo.

GABRIEL AZEVEDO – SUBSECRETÁRIO DA JUVENTUDE DE MINAS GERAIS

Para começar, o Gabriel Azevedo falou sobre o Estatuto da Juventude e a criação do Sistema Nacional de Juventude que, de acordo com ele, é o mais importante e o que mais interessa nesse momento. Isso porque a criação do SINAJUVE está prevista pelo Estatuto, mas enquanto o Sistema não sair do papel, tanto os direitos já garantidos para os jovens, quanto as novas questões que a lei coloca, não vão adiantar muita coisa. 

Na sequência, Gabriel detalhou um pouco os principais pontos do SINAJUVE como, por exemplo, a participação, o atendimento, os espaços de integração, os equipamentos públicos e a intersetorialidade. Aliás, o subsecretário acredita que esse último tópico é um dos mais importantes nessa história toda e falou o seguinte sobre ele: Quando a gente fala de juventude, a intersetorialidade é fundamental. É preciso unir o trabalho das diversas secretarias para maximizar resultados. Ou é criado um setor nessa área ou as políticas públicas vão bater de frente umas com as outras.

Para finalizar a sua participação, Gabriel Azevedo fez um bom resumo que falou sobre o artigo 4º ao 38º do Estatuto da Juventude, desmembrando o direto à cultura, ao território e à mobilidade, entre outras coisas. No final da apresentação o microfone ficou aberto para quem quisesse fazer perguntas e tirar dúvidas. Entre as questões que foram levantadas estão qual vai ser órgão expedidor oficial e quem vai fazer a fiscalização das carteirinhas de estudante, a destinação de verbas para colocar em prática as ações locais do SINAJUVE, a definição do passe livre e/ou meio passe para os estudantes e por aí vai.

** Clique aqui para baixar a apresentação utilizada pelo Gabriel Azevedo **

LOUIS ALLANIC – PESQUISADOR DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

No começo da tarde foi a vez do pesquisador Louis Allanic mostrar os resultados de um estudo de caso feito com jovens do Ensino Médio, com idade entre 15 e 29 anos e que moram em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Depois de responderem a um questionário que mede comportamentos de risco entre eles, os estudantes participaram de outras atividades qualitativas e quantitativas que ajudaram a entender melhor quais são as suas percepções, valores e atitudes e a importância que essas conclusões têm para quem trabalha com a gestão da juventude nesse município.

Esse estudo interdisciplinar que fala sobre juventude e sociedade foi dividido em três temas: a importância da educação, a empregabilidade e a confiança nas instituições. Entre os resultados que chamaram a atenção está o fato de 43,2% dos entrevistados terem dito que a escola é nada ou pouco importante para lidar com tarefas e atividades do dia a dia. Além disso, 75% deles disseram que, quando o motivo não é algum problema de saúde, costumam não ir à escola por causa de problemas pessoais ou por terem que ajudar nas atividades domésticas.

** Clique aqui para baixar a apresentação utilizada pelo Louis Allanic **

** Clique aqui para baixar a apresentação da pesquisadora Maria José Nogueira, também utilizada pelo Louis Allanic ** 

RAFAEL DAYRELL – SUPERINTENDENTE DE INTERSETORIALIDADE DA SUBSECRETARIA DA JUVENTUDE

Na sequência, Rafael Dayrell foi convidado para contar as experiências de implantação do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. Isso quer dizer que ele falou sobre a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de BH para a criação desse espaço, o acompanhamento da obra (que deve ser entregue em junho desse ano), a criação de um modelo de gestão compartilhada, cultura, educação, trabalho, lazer, esportes, etc. Depois disso, mostrou o que as cidades do interior do estado precisam fazer para ter seu próprio CRJ.

** Clique aqui para baixar a apresentação utilizada pelo Rafael Dayrell **

FILIPE RIBEIRO – PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE JUVENTUDE DE MINAS GERAIS

Seguindo a programação, o Filipe Ribeiro subiu no palco do Auditório JK para falar sobre a importância dos conselhos nacional, estadual e municipais de juventude para o Sistema Nacional de Juventude. Além de explicar como funciona o trabalho, a formação e a eleição das pessoas que fazem parte desses órgãos, ele bateu um papo sobre quais são as dificuldades que os gestores encontram para criar e expandir os conselhos.

Fora isso, contou como aconteceu a reformulação do Conselho Estadual, que foi pedida durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude, e disse que a função mais importante dos conselhos é o controle social. Ou seja, a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas públicas.

** Clique aqui para baixar a apresentação utilizada pelo Filipe Ribeiro **

THOMÁS LAFETÁ – SUPERINTENDENTE DE ARTICULAÇÃO DA SUBSECRETARIA DA JUVENTUDE

No fim da tarde o Thomás Lafetá falou sobre políticas públicas de juventude e tcharãaaa: sobre o Observatório da Juventude. O superintendente mostrou um histórico de datas importantes para os jovens, deu detalhes sobre as 15 áreas prioritárias do programa mundial de ação para a juventude, explicou do que se trata o Índice de Vulnerabilidade Juvenil , detalhou as ações do Observatório da Juventude e mostrou como as propostas eleitas nas últimas duas conferências de juventude têm guiado as ações do Governo do Estado.

** Clique aqui para baixar a apresentação utilizada pelo Thomás Lafetá **

RAFAEL XAVIER SCHUARTZ – ASSESSOR DA SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE

O Rafael Schuartz foi o último a se apresentar no Fórum. Ele veio representar a secretária Severine Carmen Macedo e falar sobre a Secretaria Nacional de Juventude, seus programas, a realidade do governo do país e, claro, sobre a maior conquista dos últimos tempos: ajudar o Brasil a ter um Estatuto da Juventude. Para Rafael, o Estatuto é mais que uma lei, ele entende o jovem como um sujeito de direito e, por isso mesmo, está passando por ajustes jurídicos na Casa Civil, mas deve ficar pronto ainda neste semestre.

___

Fonte: <http://bit.ly/1n7S6yM>